O papel das imagens na piedade católica

Quando entramos numa igreja, geralmente nossa atitude é de primeiro se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento que lá se faz presente e de fazer uma reverência à imagem de Nossa Senhora ou de algum santo que a igreja possua.

Ora, Deus no Êxodo (20, 4), proíbe o povo eleito de confeccionar qualquer imagem sob o risco de cair em idolatria. Então porque, os católicos, que não adoram imagens, as confeccionam e veneram?

Esta é uma pergunta curiosa. O próprio Deus (Ex 25, 17-22) mandou Moisés colocar dois querubins de ouro sobre o Propiciatório da Arca, e era através deste Propiciatório que Deus falava com o povo. Quando Deus mandou serpentes no deserto para castigo do povo que se tinha revoltado, ao aplacar Sua cólera, mandou que Moisés construísse uma serpente de bronze que curava todo aquele que a olhasse (Nm 21, 4-9). O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, durante toda Sua vida pública, utilizava-se de parábolas, símbolos e imagens para instruir o povo ou reprender suas ações.

Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos, utilizavam imagens nas catacumbas como de Noé, Daniel e a imagem do peixe que simbolizava a Cristo. Mas para que servem as imagens na piedade católica? São Gregório já dizia:

“Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, a outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler” (Epíst. XI 13 PL 77, 1128c).

São Gregório de Nissa (+394) observava: “O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente” (Panegírico de S. Teodoro, PG 46, 737 d).

São João Damasceno (+749) proclamava: “O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados” (De imaginibus I 17 PG 94, 1248 c).

Tanto as imagens, quanto os vitrais eram considerados como: a Bíblia dos pobres.

Mas o significado não é só isto. Quando queremos lembrarmo-nos de algum parente muito caro que faleceu, pegamos uma foto que temos de recordação e começamos a lembrar todos os tempos que passamos junto a ele, para tentar matar a saudade, o que nos dá a ideia de que ele se faz presente ao nosso lado. Assim também, quando queremos um convívio com algum santo ou com a própria Mãe de Deus buscamo-los através das imagens que simbolizam nossa devoção.

E não é em vão que se estabeleceu o culto das imagens, porque temos imagens que milagrosamente choraram, que milagrosamente foram esculpidas, enfim, que grandemente nos transmitem uma piedade sobrenatural e nos transportam ao convívio celeste.

2 respostas para “O papel das imagens na piedade católica”

  1. SALVE MARIA A TODA E GRANDE FAMÍLIA DOS ARAUTOS DO EVANGELHO ! ADORO JESUS E AMO E VENERO MARIA SANTÍSSIMA , NOSSA MÃE SOBERANA RAINHA . TENHO MUITOS LIVROS , POIS NOS TRAZ ENSINAMENTOS E BELAS HISTÓRIAS , REZAR A PALAVRA VIVA PRESENTE NA SANTA ESCRITURA , E SABER INTERPRETAR , NOS ENSINA A ENTENDER E VIVER , E SEGUIR OS CAMINHOS DO BEM , AS DOUTRINAS DE JESUS . AS PALAVRAS ACIMA SÃO TÃO RICAS , QUE NOS ENSINA A ENTENDER O QUANTO É IMPORTANTE AS IMAGENS , P/ MUITOS QUE NÃO SABEM LER . TA ESCRITO NA BÍBLIA , DEUS PEDIU A MOISÉS , EU TENHO QUADROS E ESCULTURAS DE MUITOS SANTOS , DE NOSSA SENHORA , E DA CRUZ SAGRADA , SOU DEVOTA FIEL . E SEI QUE VIVOS E REAIS ESTÃO EM NOSSO CORAÇÃO EM NOSSOS LARES NA IGREJA E EM TODOS OS LUGARES . AGRADEÇO PELOS ABENÇOADOS ENSINAMENTOS , NOSSA SENHORA DE FÁTIMA , ROGAI POR NÓS !

  2. Salve,MARIA!Quão belas são as imagens!Contemplar a imagem do Sagrado CORAÇÃO de JESUS,é mergulhar no mesmo Amor Divino e o mesmo podemos dizer da imagem de NOSSA SENHORA,com seus braços abertos,cheios de ternura!Penso que quem não as tem,está perdendo os tesouros da Fé,que nos conduzem ao Próprio Amor misericordioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *